sexta-feira, 5 de março de 2010

Inauguração da Casa Dom Hélder Câmara



Casa Dom Hélder Câmara abre
as portas para trabalhos sociais

Um grande número de fiéis e atuantes em pastorais sociais de Macaé participou na manhã do último sábado (27/2) da inauguração da Casa Dom Hélder Câmara – Centro de Formação e Promoção Humana, na Barra de Macaé. Desde então, o local serve de base para uma série de projetos sociais voltados para as comunidades da região. Entre os primeiros trabalhos está um curso de formação de comunicadores populares e aulas de culinárias objetivando a economia solidária.

“A Casa Dom Hélder Câmara vai se voltar a trabalhos bastante sérios, empreendidos à juventude macaense excluída”, explica o padre Luiz Cláudio de Mendonça, coordenador das pastorais do Vicariato Litoral. Durante a cerimônia, foi descerrada a placa em homenagem a Dom Hélder – que em 2009 faria 100 anos de nascimento – com uma foto do único brasileiro a ser indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Para o coordenador da Pastoral da Juventude do Vicariato Litoral, Magnum de Castro, a Casa Dom Hélder passa a ter um peso muito grande na construção da cidadania macaense. “O local está bem próximo de comunidades onde mora uma população grande de juventude excluída pelo poder público”, aponta o coordenador da Pastoral da Juventude, citando bairros como Nova Holanda e Nova Esperança.

Representantes da Pastoral da Família, da Comunicação e da Carcerária também estavam presentes na cerimônia de abertura. Para o coordenador da Casa Dom Hélder, Marcel Silvano, a atuação do grupo se voltará aos excluídos buscando a formação com olhar crítico. “Com estes primeiros trabalhos, voltados a economia solidária e comunicação popular, buscamos fomentar discussões e ações em relação à nossa sociedade”, explica Silvano.

Um comentário:

  1. Vida longa à Casa Dom Hélder para que possamos através dela colaborar para a verdadeira construção do Reino de Deus.

    ResponderExcluir