quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PJ Litoral presente no Fórum Social Mundial 2010


PJ Litoral presente no Fórum Social Mundial 2010
A Pastoral da Juventude, Vicariato Litoral, se fez presente no Fórum Social Mundial que aconteceu entre os dias 25 a 29 de janeiro, na grande Porto Alegre. O evento que comemorou também os 10 anos do Fórum, aconteceu com vários eventos e debates importantes para a juventude, entre eles o debate referente a violência contra os jovens, onde foi lembrada a Campanha Contra o Extermínio de Jovens, lançada pelas Pastorais da Juventude, em novembro do ano passado no 7º Encontro Nacional de Fé e Política em Ipatinga.
O evento foi uma das atividades organizadas pela pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul e que se mostrou bastante atuante e articulada em todo o Estado. Centenas de pessoas participaram das atividades na terça-feira, dia 26, que aconteceram em São Leopoldo e que teve apresentação de teatro e capoeira, além de um amplo debate sobre protagonismo juvenil. Dando continuidade a campanha a Juventude Quer Viver, que já debateu e lançou a campanha contra a redução da maioridade penal e agora faz Campanha Contra o Extermínio da Juventude, aconteceu um segundo evento na quinta-feira, dia 28.
Neste evento, diversas entidades ligadas à juventude participaram do debate sobre essa triste realidade que a juventude enfrenta na conjuntura atual da sociedade e a Pastoral da Juventude foi representada pela jovem Elis, representante da Bahia na Coordenação Nacional e pela Hildete, carinhosamente chamada de “Tica” e que é a Secretária Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil.
Além destas atividades a Pastoral da Juventude participou ainda de um debate com jovens de Canoas, sobre políticas públicas para a juventude que também tratou de como a sociedade enxerga e trata os jovens, além de debater a questão do preconceito religioso, uma vez que a atividade foi realizada em parceria com a Federação Afro-Ubandista e Espiritualista no Rio Grande do Sul (FAUERS), além de contar com a participação do Secretário Municipal de Juventude em Canoas, o “Cebola” e o Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Canoas, Guiliano, que também é assessor da Pastoral da Juventude.
Deixo aqui registrado também meus agradecimentos aos coordenadores e assessores da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul, entre eles Paula Grassi, da PJ de Caxias do Sul, Douglas da PJ de Pelotas, Guiliano da PJ de Canoas, Matheus da PJ de Santa Maria, Felipe da PJ de Porto Alegre, Jana da PJ de Erechim e aos demais companheiros Pjoteiros do Rio Grande, que foram grandes parceiros durante os dias do Fórum Social Mundial. Saudações PJteiras à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário