sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pastoral da juventude lança campanha nacional


Pastoral da juventude lança campanha nacional
Jovens realizam ato e lançam campanha contra a violência e o extermínio de jovens
Membros da Coordenação da Pastoral da Juventude do Litoral participaram no último final de semana em Ipatinga-MG do lançamento da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A promoção que terá desdobramentos por diversas regiões do país será desenvolvida pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude no Meio Popular e Pastoral da Juventude) e estará aberta a adesões de outros movimentos e terá mobilizações em Macaé.
O ato de lançamento aconteceu durante o 7º Encontro Nacional de Fé e Política que teve como tema “Cuidar da Vida: Espiritualidade, Economia e Ecologia” reunindo militantes de diversos movimentos sociais, representantes de pastorais, padres, pastores e representantes de diversas denominações religiosas. As ações da campanha têm o objetivo de articular as organizações de juventude e levar para toda a sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, em especial o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. “A campanha quer avançar na conscientização da sociedade e resultar em ações concretas que possam mudar essa realidade de morte”, declarou Marcel Silvano, coordenador de formação da Pastoral.
Três eixos foram traçados para o desenvolvimento as atividades: Formação política e trabalho de base; Ações de massa e divulgação; e Monitoramento da mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos. As etapas serão baseadas em realização de debates, seminários com a temática da segurança pública, os direitos humanos e políticas públicas pra juventude e outros tipos de ataques à vida e aos direitos da juventude, movimentos de massa como marchas e caminhadas também estão na lista de ações a serem planejadas. “Vamos começar a discutir e propor com mais força as questões relacionadas aos direitos dos jovens” disse Magnum de Castro coordenador da Pastoral. Além disso, de acordo com Magnum, em janeiro haverá na cidade um fórum que tem o objetivo de consolidar o Conselho Municipal de Juventude. “Temos a proposta de acordo com o conselho nacional da Juventude e estamos mobilizados para trazer a representante da Pastoral da Juventude no Conselho Nacional”, declarou.
Ao final do ato, as centenas de jovens que participaram marcaram com as próprias mãos um grande painel representando a marca da campanha, várias mãos abertas indicando um “basta” a toda a forma de violência. O lançamento da campanha em Macaé será na solenidade em homenagem ao centenário de Dom Hélder Câmara que acontecerá na primeira quinzena de dezembro.

Um comentário:

  1. companheiros. parabéns pelo blog, um importante instrumento para a democratização da informação e difusão de conhecimento e mobilização.

    sugiro que a cor da fonte seja trocada para branco ou laranja pois, com o fundo escuro, está difícil de ler...

    errata: onde se lê "... o extermínio de milhares de JOGOS que está acontecendo..." leia-se "o extermínio de milhares de JOVENS que está acontecendo..."

    com certeza é por causa do jogo do MENGÃO... kkk

    abraço.

    Moc

    ResponderExcluir