segunda-feira, 9 de abril de 2012

PÁSCOA DE JESUS E A NOSSA HORA DE PÁSCOA


Ano após ano, o ciclo litúrgico nos encaminha para celebrarmos o ápice da missão de Jesus, o Mistério da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Semana Santa, magna e grandiosa, culmina com a sua vitória sobre a morte e suas estruturas cuja causa é o pecado, portanto, é na sua Páscoa que se revela a inclinação e plena libertação de Deus sobre o clamor e a miséria de seu povo. É na Páscoa de Jesus que se revela a essência de nosso ser e existir cristão.

Nesta semana vivenciamos, celebrativamente, e com sublime intensidade a vitória do vencido. O Mistério evidencia o Cristo-Cordeiro, vítima das mais acentuadas transgressões humanas. Vítima da prepotência que ignora a presença salvífica de Deus no mundo e o torna banido, marginal, sofredor. Aí se solidariza com os fracos, os pequenos e pobres sofredores. A sua cruz é a cruz de todos os que são humilhados pelo pecado humano.

Da cruz ao sepulcro, irrompe o silêncio. A humanidade se cala, interroga-se! E movida pela esperança, adentra, sob o testemunho primeiro da mulher, o sepulcro vazio. Avista sinais, apenas sinais, mas sinais evidentes da vida que venceu a morte. Ele Ressuscitou! Está vivo! Está entre nós e nos dá a tranquilidade de sua paz! Dissipa a escuridão do pecado, desfaz todo medo, dúvidas e incertezas e pelo seu Espírito nos envia a anunciar a Boa Nova da vida, da paz e da suprema e integral libertação. Anunciar a Boa Nova do perdão, da reconciliação que renova a vida a partir de sua miséria individual e comunitária. Ele nos faz agora, testemunhas, mártires, missionários e nos unge com o óleo para o serviço.

Páscoa, hora de ir fundo na vivência da fé que se torna compromisso para partir e repartir, partilhar e compartilhar o pão da vida, alimento do amor-doação pelos irmãos. É hora de abraçarmos em nossas comunidades, pastorais, movimentos e grupos a causa vencedora de Jesus: “Eu vim para que todos, todos tenham vida plenamente”.

Páscoa é agora, na nossa hora cotidiana e histórica, para forjar pelo dom que recebemos, o novo, a vida nova em todos os cantos e recantos e lá onde a vida não tem voz nem vez. É a nossa hora de vivermos a passagem (=Páscoa) da morte para a vida, da injustiça para a justiça do Reino, da violência para a Paz do Ressuscitado, da indiferença para a verdadeira fraternidade.

É a nossa hora de Páscoa, de Ressurreição. Hora de nossa Páscoa na Páscoa do Ressuscitado.

Desejo a todos e todas, uma Feliz e Renovada Páscoa.

Em Cristo, Pe Mauro.

Paróquia São Paulo Apóstolo

Movimento Fé & Política Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário